quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Prepare seu caminho e endireite sua Vereda

Texto Base: Marcos 01: 01-08
INTRODUÇÃO:
O texto que inicia o evangelho de Marcos faz uma referência ao antigo testamento, ESPECIFICAMENTE ao livro de Isaías, no capítulo 40.
Velho testamento e novo testamento, as duas principais divisões da Bíblia. Divisões que denotam dois tempos completamente distintos na história da humanidade. Na verdade o velho testamento demonstra e ensina cinco tempos diferentes na história da humanidade:
1- Tempo da inocência – antes do pecado;
2- Tempo da consciência – do pecado ao dilúvio;
3- Tempo do Governo Humano – do dilúvio ao chamado de Abrahão;
4- Tempo da promessa – De abrahão até Moisés;
5- Tempo da Lei de Moisés até João Batista.
O Novo testamento ensina sobre dois tempos distintos:
1- A Era da Graça – de João Batista até a segunda vinda de Jesus;
2- A Era do Reino – Após o arrebatamento da Igreja! Aleluia!

JOÃO, O BATISTA:
Não se assuste, mas para mim a era da graça teve seu início com João Batista. Lucas 01: 5 nos diz que ele era filho de um sacerdote chamado Zacarias. E você sabe muito bem que um sacerdote tinha inúmeros rituais a serem seguidos, ele deveria usar uma roupa de linho fino, deveria comer a comida dos sacerdotes, e viver no templo, no meio de pessoas. Mas o texto inicial de Marcos nos diz que ele era exatamente o oposto: Vestia-se de pêlo de camelos (um animal impuro nos tempos da Lei), comia gafanhoto e mel, e vivia no deserto. Exatamente o oposto daquilo que ele deveria ser. Por quê? Porque era rebelde? Desobediente?
PORQUE ELE REPRESENTAVA A MUDANÇA DE CURSO QUE A HUMANIDADE PRECISAVA DAR, DEIXANDO PARA TRAS A RELIGIOSIDADE E INGRESSANDO NO TEMPO DA GRAÇA, DO RELACIONAMENTO COM O PAI!
O povo havia caído no engodo de Satanás, e vivia uma religiosidade cultural e humana, e João chega para romper os padrões religiosos, porque essa era e é até hoje a vontade de Deus. A lei deveria, pedagogicamente, ensinar o povo, mas satanás distorceu o objetivo dela e a transformou numa religião!
O verso 4 do texto inicial diz que João apareceu no deserto pregando o batismo de arrependimento. É a primeira vez que essa palavra ARREPENDIMENTO aparece na Bíblia, por quê? Porque é a palavra que representará a proximidade do homem com Deus no tempo da graça, no novo tempo que João começou a pregar.

ARREPENDER-SE
O que significa arrependimento? Mudar de parecer, mudar de direção. A direção do povo: cultura, religião, conhecimento, educação, vida social, civilização e sociedade. João é a voz que clamou no deserto, para ensinar, para preparar o povo para as mensagens, milagres e presença de Jesus. E essa preparação passava por transformar a mente das pessoas, os costumes das pessoas, porque Jesus veio para trazer novos costumes, novas formas de se enxergar a vida e Deus. Mas afinal o que isso tem a ver comigo nesta noite, estamos em noite de libertação!!! Isso mesmo, Deus quer libertar a todos nós de nossa religiosidade e nos colocar como pessoas que se relacionam com Deus diuturnamente. O verso mais importante de hoje é o de nº 3: Preparai o caminho e endireitai as veredas.

PREPARAR O CAMINHO:
O caminho do ser humano é a mente. E nossa mente precisa estar preparada para as mudanças que acontecem em nossa vida pelo arrependimento. João nos ensinou a preparar o caminho, a mudar o parecer de nossas vidas. ELE QUER QUE VOCÊ PREPARE SEU CAMINHO. ELE QUER QUE VOCÊ PREPARE SUA MENTE PARA QUE O NOVO DE DEUS SE COMPLETE EM SUA VIDA!

ENDIREITAR AS VEREDAS:
Quando prepararmos o caminho, NOSSA MENTE, para a mudança de parecer, nós estaremos prontos para endireitar nossas veredas, que representam nosso coração, onde estão nossos pensamentos, nossos gostos, nossas preferências, intenções, desejos e decisões, isto é NOSSA MENTE, NOSSA VONTADE E NOSSAS EMOÇÕES. Quando endireitamos nossa vereda estamos curando nosso coração de toda a influência que satanás coloca em nossa vida no decorrer dela.

CONCLUSÃO:
Quem tem o caminho preparado, as veredas endireitadas está pronto para entrar na água do arrependimento. Mas a água do arrependimento é humana. João Batista era humano, mas o que ele disse no verso 8: VIRÁ UM APÓS MIM QUE VOS BATIZARÁ COM O ESPÍRITO SANTO E COM FOGO! Para João Jesus viria, para nós Ele já veio! O fogo de Jesus está pronto basta prepararmos nosso caminho e endireitar nossa vereda, em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário