quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O polêmico feriado de Finados! Esclarecimentos.

Olá amados! Que bom voltar a falar com vocês, depois de duas semanas em silêncio em decorrência desta rotina terrível que vivemos. Venho hoje falar sobre um tema recentíssimo, o dia de Finados.
Apesar as inúmeras confusões criadas pela religiosidade, precisamos compreender nosso papel, de cristãos verdadeiros no que se refere a este dia. Primeiramente quero consignar meus respeitos a todas as religiões e pensamentos, e lembrar que este blog é direcionado a todos que amam a Deus exclusivamente e que se eximem de dogmas humanos. Alicerçado neste respeito a todos, também posso me dar ao direito de expressar, livremente minha opinião, desde que ela não fira a opinião de outros. Pois bem, vamos ao tema:
FINADOS:
A Bíblia não traz nenhuma, repito, nenhuma referência a celebração, comemoração, festa ou lembrança aos mortos. Eclesiastes diz: "E o pó, volte a terra, como era". Jesus também afirmou: "Deixem os mortos cuidarem dos mortos(...)" Desta forma não há nenhum ensinamento bíblico sobre o dia de Finados. A Igreja Romana cultua os mortos, embasados em textos dos livros de Tobias e Macabeus ( Tobias 12,12; e II Macabeus 12,43-46). Importante frizar que não reconhecemos no Cânon Sagrado estes livros como bíblicos, pois não têm relevância espiritual à não ser para as doutrinas romanas, principalmente esta, do culto aos mortos. Explico: Os livros chamados Apócrifos, não têm relevância espiritual, pois narram apenas a história do período entre o domínio Helênico e Romano da nação judaica, e a resistência através de seu líder maior, Judas Macabeu. Portanto na bíblia não existe referência a este culto, até porque essencialmente na doutrina cristã, ensinada por Jesus, não devemos dar importância aos mortos. Na minha opinião, o respeito deve ser enquanto estavam vivos, depois, repito o texto: O pó volta à terra.
Não vamos confundir as coisas também! A Bíblia narra inúmeros casos de embalsamamento de mortos, por isso em algumas oportunidades pessoas iam ao cemitério, mas isso é por causa do costume da época, do embalsamar corpos, não tem nada a ver com a doutrina cristã
Vejamos o que diz o site: http://www.wikipedia.org.br/ sobre o tema (observemos que o site é totalmente isento de posição religiosa, demonstrando exclusivamente os fatos históricos:
"O Dia dos Fiéis Defuntos (português europeu) ou Dia de Finados (português brasileiro), conhecido ainda como Dia dos Mortos, é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.Porém os protestantes não reconhecem a canonicidade deste livro".
Assim, amados, espero ter esclarecido vocês sobre o tema. Se quiser comentar o texto, fique a vontade, cresceremos juntos no conhecimento.
Em Cristo, seu servo, pastor jorge pacobello

Nenhum comentário:

Postar um comentário