segunda-feira, 10 de junho de 2013

A presença de Deus em nós!

Tema: A presença de Deus em nós.
Texto base: Gn.03:08.
INTRODUÇÃO:
O texto fala dos primórdios da humanidade, num tempo em que não conseguimos mensurar ou afirmar. Mas o homem ainda estava sob a proteção de Deus, no Jardim do Éden.
O texto é claro: Na viração do dia, Deus visitava o homem... A King James diz:  “na brisa vespertina”.
Isso mesmo! O próprio Deus vinha visitar o homem todos os dias quando o dia terminava e iniciava-se a noite. No "fim do expediente" Deus vinha e abençoava o homem.
Mas naquele dia foi diferente. Deus percebeu que o homem não veio recepcioná-lo como sempre fazia..
A visita chegou mas o anfitrião estava escondido. Deus pergunta: Onde estás?
Vs. 10: Ouvi tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo e me escondi.
Vs. 11: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesse?
Esse diálogo deu início ao primeiro julgamento da humanidade. O homem havia desobedecido a Deus e fora condenado. A condenação certamente foi terrível, mas uma situação neste julgamento tem passado desapercebida aos olhos dos homens e eventualmente também dos teólogos.
Quando o homem foi lançado foram do jardim, Deus não o visitava mais, na viração do dia!
Perdeu-se a presença de Deus! Perdeu-se a visita de Deus! Perdeu-se a intimidade com Deus! Perdeu-se a cumplicidade de nossos atos com Deus, em troca do conhecimento do bem e o mal. Será que valeu a pena?

Trocamos a luz pelas trevas! Trocamos Deus pelo mal! Porque o bem já tínhamos à nossa disposição.
__Ora mas foi Adão!
Então diga-me que você não gosta do pecado, que você não peca, e ai teremos legitimidade para colocar a culpa em Adão!

O PÓS PECADO PARA ADÃO:
Imaginem Adão, depois da desobediência. Todas as tardes, ele ficava esperando Deus aparecer para ele, mas... Seu pecado o separou de Deus.
A primeira visão de Adão, quando Deus lhe soprou a vida, foi Deus! Ele conhecida Deus face a face! Moisés não pôde Enoque não pôde, Davi não pôde, mas ele podia!
E jogou fora, por causa do pecado, e separou-se de Deus. Adão transformou em trevas sua vida, seus dias!

QUANTA SAUDADE ADÃO SENTIA DE DEUS...
Você já parou durante a semana, para lembrar-se de Deus, e se pegou chorando??? Isso é saudade de Deus!
A música antiga diz: Eu tenho de Jesus saudade, quando será que eu vou...
Adão sentiu saudades da visitação de Deus todos os dias.
Passaram-se milhares de anos, até que Deus pudesse, novamente se comunicar com o homem.
O pecado do homem foi tão grande, e separou tanto o homem da santidade de Deus que, quando a presença de Deus estava no templo, sobre a arca, foi necessário o véu de linho trançado que pesava cerca de 400 quilos de pano!
Veja Ex. 26: 31-33. O véu fazia separação!
Um Deus que visitava o homem todos os dias, precisou separar-se dele por causa da desobediência...

O PÓS PECADO PARA DEUS
Adão sofreu, Eva sofreu, mas vamos nos colocar no lugar de Deus... Imaginem o quanto Deus sofreu quando viu o melhor de sua criação desobedecendo-o, escondendo-o, precisando fazer roupas para ele...
Imagine o que aconteceu com o Senhor, no primeiro dia após a desobediência,quando foi chegando a hora da viração do dia.
A angustia, a falta do que fazer, o querer ir mas não poder, o querer abraçar mas não poder, o querer conversar mas não ter ninguém para fazer isso, porque aqueles a quem Ele amava preferiram a desobediência!
Foram milhares de anos que separaram Deus do homem. Ele precisou criar subterfúgios para que o homem pudesse querer buscá-lo de novo!
E quando chegou a plenitude dos tempos, o Pai enviou seu filho para que todo aquele que Nele crer não mais morresse mas tivesse a vida eterna!
Mas ainda precisou esperar mais de 30 anos para que a obra se cumprisse por completo!
Deus precisou abandonar seu filho Jesus,precisou virar as costas para Ele, para que pudesse novamente conversar conosco!
Mt. 27:46-53:
E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Este chama por Elias, E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber. Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem livrá-lo. E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. 

O NOVO TEMPO:
Inicia-se aí uma nova era para a humanidade!
A ânsia de Deus em conversar conosco de novo foi tão grande que até os mortos haviam ressuscitado! Era o desejo de Deus, conversar conosco de novo! Se relacionar com o homem de novo.
Por isso ele tirou todas as barreiras! Por isso ele tirou todos os impedimentos.
Acabou com a Lei, acabou com os sacrifícios, acabou com o véu, humilhou-se à condição de homem, quebrou todos os paradigmas de quase 4000 anos, para que iniciasse uma nova relação com o homem!
Abriu-se um novo e vivo caminho! Agora é só oração! Agora é só adoração, agora não precisava mais ser apenas na viração do dia, pode ser a qualquer momento ele falar conosco!
Agora é só o homem e Deus! Aleluia!

INFELIZMENTE NÃO FOI ASSIM QUE ACONTECEU...
Deus deixou tudo pronto para nos visitar sempre...
Mas continuamos a dar preferência ao pecado...
Mas continuamos a viver na desobediência...
Ainda trocamos Deus por qualquer coisa... 
Qual a diferença entre esconder-se de Deus por vergonha, e ficarmos na inércia do cansaço e muito trabalho para darmos desculpas a Deus.
Qual a diferença entre comer o fruto e não dar o dizimo?
Qual a diferença entre desobedecer e não falar do amor de Deus para os outros?
Qual a diferença entre desobedecer e viver uma vida Cristã apenas de domingo.
Qual a diferença entre sentir saudade de Deus, mas preferir o pecado?

É assim que somos na maioria dos nossos dias! Porquê? 
Por que temos dentro de nós a natureza do pecado que milita contra a natureza divina.
Nascemos com a natureza do pecado! Recebemos a natureza divina quando nascemos de novo, aceitando a Jesus, agora essa guerra espiritual acontece todos os dias em nossa vida.
Deus querendo se relacionar conosco, através de Jesus, o único mediador entre Deus e os homens! E o inimigo de nossas almas, tentando nos manter longe de Deus, coloca em nossos corações e mentes aquilo achamos gostar, aquilo que decidimos em favor dele e em desfavor de Deus! Para depois pedirmos perdão, mas nos sentirmos culpados!
E culpados, não nos achamos dignos de Deus, e não nos achando dignos, nos afastamos dele, e continuamos na desobediência, e anulamos o sacrifício de Jesus por nós. E criamos o nosso próprio véu, que nos separa de Deus.

CONCLUSÃO:
Deus que você perto Dele. Ele enviou Jesus para que você se aproximasse Dele. Basta arrepender-se de seus pecados, de suas culpas, entregá-las a Deus, e Ele estará de braços abertos lhe esperando. Venha para Jesus!



7 comentários:

  1. Que reflexão incrível! Com essa leitura não há como deixar de aprender e não querer ter mais intimidade com Deus. Obrigado, pastor!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo estudo, obrigado por compartilhar connosco.

    ResponderExcluir
  3. amei agora sei mas e mas a importancia de ter a presenca de Deus em minha vida,Adao e Eva perdeu essa intimidade,mas Deus por seu amor incondicional mim deu mas uma chance.

    ResponderExcluir
  4. Que bênção obrigado pela linda mensagem

    ResponderExcluir
  5. Uma realidade nos dias de hoje ,pessoas que decidiram crer na palavra ,ir a igreja ,mas continuar a viver uma vida de pecado de engano ,achando que isso é suficiente para alcançar a Salvação, É necessário o arrependimento para ter comunhão com Deus !e ter a VISITAÇÃO DELE TODOS OS DIAS!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Dentro do texto que foi lido infelizmente não encontro amparo teológico para afirmação de que todos.os dias Deus ia no Jardim. O texto fala que naquele dia Deus passeava no Jardim e Adão e Eva estava naquela condição. Mas, usar esse texto para afirmar que Deus ia todos os dias no Jardim é muito frágil.

    ResponderExcluir