segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ministração do dia 12 de dezembro na Com. Cristã Ágape

Bom dia amados: Hoje é um dia especial, estou publicando no blog a ministração do dia 12 e dezembro de 2010, onde nosso querido irmão Carlos Alessandro ministrou com unção, sabedoria, discernimento, e mover do Espírito Santo em nossas vidas. Certamente um novo ciclo se inicia em 2011 em nossa comunidade, com a unção desse amado irmão. Desfrute e comprove o que estou dizendo. Boa leitura, e, se quiser, comente a seguir. Em Cristo, pr. jorge
Texto base: Gênesis 22:1-14
Tema: Oferta de Adoração à Deus.
INTRODUÇÃO: Esta é uma época do ano em que muitos de nós nos envolvemos direta ou indiretamente com as festividades e damos/recebemos muitos presentes. Fazemos uso de uma tradição humana e trocamos presentes, comemos de forma diferenciada em relação ao ano, fazemos aquisições que nos prenderão o ano todo. Vivemos uma atmosfera festiva cheia de alegria e muito movimento. As Empresas param em coletivas, o povo vai às lojas (Centro, 25 de Março, Paraguai, etc) fazer uso de suas bonificações e muito é o alvoroço nas ruas. Época que as pessoas ofertam e dedicam suas vidas a um período específico do ano (Natal / Virada do Ano).
Mas a pergunta desta noite é a seguinte:
- O que você trouxe nesta noite com oferta de Adoração à Deus, visto que hoje é Culto de Adoração? O texto que lemos fala de uma das maiores provações que um ser humano pode vir a enfrentar. Você seria capaz de entregar seu precioso filho por alguém ou por alguma coisa? Humanamente seria impossível e a resposta é unânime. Claro que não! Mas a Palavra hoje vem nos confrontar sob o prisma de nossas ofertas diante de Deus. Não falaremos especificamente em oferta como sinônimo de dinheiro ou bens materiais. Ufa! Esse pode ser o alívio de muitos, mas me arrisco a dizer que a oferta monetária é apenas uma forma de ofertar, mas a maior oferta é muito maior do que a que o dinheiro pode nos gerar. Estamos falando de uma oferta muito especial. Sue coração, sua vida, sua mente. O que percebemos, infelizmente, é que muitos de nós em muitos momentos de nossas vidas chegamos a Igreja, participamos dos cultos e praticamente não sentimos nada. Queremos receber e receber. Nada mais. Às vezes temos um entendimento que Deus é apenas o provedor de nossas necessidades (baú da felicidade), depois damos as costas e fim (parábola do escorpião). Se eu perguntar agora, qual foi a última vez que você sentiu de fato a presença de Deus durante o Culto de Adoração (louvor e mensagem) a Deus, você saberia responder? Pois bem, pergunte-se sobre este assunto.
A oferta de adoração de Abraão: Abraão tinha um coração de adorador. O adorou em Espírito e em Verdade (João 4:23). Ele reverenciou à Deus. (ao lado de mais duas outras palavras do dicionário (honrar, venerar). Abraão foi obediente à voz do Senhor (Genesis 22:12). Sem titubear, aceitou a ordenança de Deus à respeito de seu filho Isaque. Abraão confiou e teve fé em Deus (Hebreus 11:19). Ele não tinha dúvida alguma sobre as promessas de Deus (Gênesis 17:1-4). Deus tinha um pacto (compromisso) com Abraão.
Mais uma vez, o objetivo não é saber o quanto de dinheiro você trouxe consigo hoje para ofertar à Deus, mas a pergunta é mais clara do pensamos e mais difícil do que imaginamos é responder. Quanto você trouxe do seu coração como oferta de adoração ao Senhor? Deus certamente irá provar você para mostra-lhe onde está o seu coração (Mateus 6.21). O que você trouxe em suas mãos? Havia uma música que tocávamos no passado que dizia: O que trago em minhas mãos, Venho Te oferecer, Para Tua alegria, Meu Senhor, Pode a Terra se abrir, Pode o mar se rebordar, Incessante é para Ti o meu louvor, Água forte é o louvor. Tem poder pra destruir todas as barreiras E chegar até as alturas Ante o trono do Senhor Aleluia ao redentor
 Qual tem sido nossa oferta de adoração durante o momento de louvor? Você tem conseguido perceber que pertence a Deus durante os louvores? tem sentido um ambiente favorável para adorar a Deus? Adoração não é apenas música. A música é uma das várias formas de agradar o coração do Pai (como Abraão o fez sem ao menos questionar ou olhar para a situação de perder o filho de sua velhice). Em seus ensinos o Pr. Adhemar de Campos diz uma verdade: Adoração gera ação! Na palavra Adoração, tem ação.
ü     Qual é a sua ação esta noite?
ü     Qual a sua motivação esta noite?
ü     Por que você está aqui esta noite?
São perguntas relativamente simples, mas que devemos ter bem claras, pois precisamos saber quem somos em Cristo. A Adoração a Deus deve borbulhar em nossas vidas. Deve vibrar como o som que sai de nossas gargantas (através da vibração de nossas cordas vocais o som se transforma em voz) - (Romanos 8:22) O sopro de vida que temos em nossa vida deve vibrar em nós ao ponto de transformarmos toda essa vibração em Adoração (a sua oferta). Abraão adorou à Deus. Não estava condicionado ao ambiente, ao dia, à forma, à pessoa a qual ele estava entregando naquele monte, mas ele tinha uma palavra de vitória em seu coração: DEUS PROVERÁ! (Genesis 22:14) Nada poderia quebrar o seu relacionamento e confiança em Deus. Ainda que tudo acabasse (Habacuque 3:17) ou (Romanos 8:32). Abraão abriu mão do que tinha de melhor e deu a sua MELHOR oferta. Deus certamente conhecia Abraão e Abraão conhecia a voz de Deus ao ponto de obedecer à voz do anjo de Deus interromper abruptamente o que faria com aquele cutelo. Deus fala e Abraão responde. Responde por que conhece a voz de quem está falando com ele. Muitos não conhecem a voz do seu Senhor, porque não se relacionam com Ele. Adorar a Deus é relacionar-se com Ele. Abraão era tido como amigo de Deus. (Isaías 41.8) A espera (ministrada na quinta-feira) depende de conhecermos a voz do Pai, termos intimidade com Ele e confiarmos (Salmo 40). Será que podemos afirmar ainda hoje que Deus nos conhece e nos chama pelo nome? Deus tem falado contigo nos últimos dias? Quais têm sido as experiências que você tem tido com Ele? Você o conhece de ouvir falar o de com Ele andar?  Temos permitido que outras vozes entrem em nossa mente, como vozes de programas de rádio, TV, músicas, etc?  É impossível servir à 2 Senhores (Tiago 3.11). Ele sabe dos planos de seu coração? Aqueles mais secretos (TOP SECRET)? O que você pensa diariamente, aqueles que você pensa que Deus não consegue ver ou pede licença para Ele? A adoração a Deus é entrega, renúncia e oferta. E mais uma vez não estamos falando de música, louvor e etc, mas estamos falando de Oferta de Adoração. A nossa entrega plena e genuína (Salmo 35:7) Gostaria que você pensasse agora em seu Isaque. Qual tem sido o seu Isaque nesta noite. O que você precisa de fato renunciar, abandonar, deixar de lado. O que é necessário para que você comece a sentir a presença de Deus em sua vida. Sentir que apenas o Culto de Domingo não lhe dará condições plenas de sobreviver espiritualmente falando durante toda a semana e que se faz necessário morrer todos os dias para nossa própria vontade, desejos, manias, egos, etc? Você poder ser encontrado fiel? Isaías (65:20-24)
A oferta de Nadabe e Abiu: Mas existem outras ofertas mais complicadas que a bíblia nos relata: 1. Nadabe e Abiu eram os dois filhos mais velhos de Arão. Tiveram o grande privilégio de um dia subir ao monte de Sinai e ver o Deus de Israel (Êxodo 24:9-11).  Foi-lhes dada uma grande responsabilidade: servir ao SENHOR como sacerdotes em estatuto perpétuo (Êxodo 28:1, 29:9). Era de se esperar que, tendo visto a majestade de Deus, eles iriam servi-Lo fielmente com temor, tremor e santidade. O ministério sacerdotal israelita era de alta responsabilidade, importando que os sacerdotes cumprissem rigorosamente as determinações dadas por Deus, sendo algumas vezes mencionada a pena de morte para as infrações.  Todos os detalhes do tabernáculo e do serviço sacerdotal foram especificados em suas minúcias por Deus a Moisés. Incluído estava o altar de incenso, em frente do véu diante da arca da aliança, sobre o qual Arão deveria queimar incenso aromático todas as manhãs e ao entardecer. O SENHOR ditou até a receita para se fazer o incenso aromático destinado exclusivamente para esse fim (Êxodo 30:7-10, 34-38). O incenso puro (não o aromático) era usado para a oferta de cereal (manjares) queimado ao SENHOR no altar externo (Levítico 2:1,2,15). Foi então que Nadabe e Abiú “tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara” (Levítico 10:1).
 fogo estranho” (“brasas vivas estranhas” no original). O seu pecado, sem dúvida, foi pouco-caso e desobediência, pois fizeram “o que o SENHOR não lhes ordenara”, e morreram “por haverem se aproximado do SENHOR”. O SENHOR disse a Moisés: “Serei santificado naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo” (Levítico 10:3). O SENHOR havia dado instruções sobre como, quando, e onde eles deveriam servi-Lo. Eles conscientes e deliberadamente desobedeceram. Deus é um Deus zeloso e santo portanto exige que os Seus servos O sirvam à Sua maneira. 2. Ananias e Safira (Atos 5:1-11). Em ambos os casos, a morte foi a penalidade dos que desafiaram a autoridade de Deus.
Conclusão: Oferta de Adoração de Abraão: fé, conviança, reverência, adoração, temor, obediência, intimidade. Oferta de Nadabi/Abiú e Ananias/Safira: imprudência, desrespeito, falta de zelo, mentira, cobiça, irresponsabilidade. Deus hoje lhe pergunta novamente:
- Qual tem sido sua oferta de adoração à Deus. Mais se parece com a de Abraão ou Nadabi/Abiú e Ananias e Safira? - Você pode ser encontrado fiel?

Nenhum comentário:

Postar um comentário