segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Quatro pilares da família

Bom dia amados, a esta postagem do blog é a ministração que aconteceu no último sábado, em nossa comunidade, por ocasião do encerramento das atividades do ano de nossa Rede de Casais, o evento aconteceu em conjunto com a formatura do Curso: Aliança do Amor Incondicional de Deus, onde inúmeros casais tiveram seus relacionamentos restaurados pelo amor. Desfrute desta ministração, e, certamente você verá Deus em sua família. Deus os abençoe!
Sábado, 18 de dezembro de 2010.
Encerramento da Rede de Casais.
TEMA: Quatro pilares da família.
Texto base: Mateus 16: 15: E vós, quem dizeis que eu sou?

INTRODUÇÃO: Vivemos tempos de encerramentos. Encerramos o ano no calendário, o ano letivo, o curso de casais, a rede de casais, no ano, e, certamente, em cada encerramento de ciclos em nossas vidas, somos levados ao questionamento, sobre se aquele ciclo valeu a pena ou não. E então? 2010 valeu a pena? O ano letivo de nossos filhos valeu a pena? O curso de casais valeu a pena?  Mas, o Espírito Santo quer que este questionamento seja um pouco mais profundo, como foi o de Jesus com Pedro.

E VOCÊ QUEM DIZ QUE SEU CONJUGE É?Óbvio que vamos falar: meu amor, minha vida... Ou minha encrenca, meu problema? Quem é seu cônjuge para você? Jesus questionou seu amigo Pedro, e Deus está questionando seu filho, sua filha hoje, sobre a pessoa que você escolheu para viver todos os dias de sua vida. Quem é ele? Quem é ela? Talvez você ainda não saiba completamente, mas com certeza o curso lhe ensinou algumas particularidades importantes, como por exemplo, o que um homem e uma mulher precisam para viver plenamente uma família, certo? Não? Então vou lhe ensinar:

NECESSIDADES PRIMORDIAS DE UM HOMEM:
Confiança, Aceitação, Cuidado com ele, Admiração, Aprovação e encorajamento.
Queridas irmãs, seu marido não dará todo o amor que tem dentro dele para você:
1-                 Se você não confiar nele; (no seu sustento, no seu amor, na sua dedicação)
2-                 Se você não o aceitar como ele é, e não tentar modificá-lo;
3-                 Se você não tiver cuidado com ele; (Todos gostam de ajudar, mas precisam ser cuidado, não basta a empregada lavar as roupas dele, você também precisa cuidar, dar sua opinião. Ele gosta de levar café na cama, mas também gosta de receber...)
4-                 Se você não admirá-lo e dizer isso para ele. Qual foi a ultima vez que você o elogiou?
5-                 Se você não der sua aprovação naquilo que ele fizer;
6-                 Se você não o encorajar, com seu amor a prosseguir na vida...
NECESSIDADES PRIMORDIAIS DAS MULHERES: Carinho, compreensão, respeito, devoção, validação do amor, e reafirmação; Queridos irmãos, sua esposa não dará todo o amor que tem dentro dela para você:
1-                 Se você não der carinho e mostrar que ela é importante para você todos os dias;
2-                 Se você não compreendê-la, nas lágrimas, nas distâncias, nas coisas que acontecem que nel elas entendem direito...
3-                 Se você na respeitá-la nas opiniões, nos gostos, nas decisões do lar;
4-                 Se você não for devotado a ela, pois ela, depois de Deus deve ser sua principal devoção, depois o futebol, os amigos, o carro, etc...
5-                 Se você não validar seu amor todos os dias para ela;
6-                 Se você não reafirmar todos os dias que você precisa dela, que ela é importante para você...
Bem... Mas isso nós já sabemos e fazemos todos os dias...
É, deveríamos fazer, pois tudo, em nossa vida gira em torno disso. E estou falando para pessoas casadas, que amam e são apaixonados, e são cristãos! Quem ama forma família, e família gera responsabilidades que não podemos fugir de maneira nenhuma.
Sabem por quê? Por que Deus quer nos mostrar hoje que o alicerce da nossa vida não deve estar firmado apenas no amor. Veja: eu sempre disse que o amor é o mais importante, até porque a bíblia fala que o maior de todos os dons humanos é o amor.
Porém nosso amor precisa ser RESPONSÁVEL. Pois com ele formamos uma família.E a família tem 4 pilares:
DEUS; O AMOR; OS FILHOS; AS FINANÇAS. Isso mesmo, sem estes quatro pilares uma família não sobrevive.

DEUS:O princípio de tudo e de todas as coisas, a primeira pessoa do casamento, a aliança que nunca devemos romper, e o guia de nossas vidas. Mateus 10:37: Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. O casamento não pode estar aliançado no amor, nos filhos, no patrimônio, ele deve estar aliançado em Deus e em Seu amor por nós.
AMOR: Sem o amor Eros o ser humano sobrevive sozinho, mas quando ele nasce não há possibilidade de sobrevivência sem ele, portanto, Deus é o pilar da vida humana, e o amor o pilar da família. Quando casamos partilhamos nossa vida, e isso implica em responsabilidades recíprocas:Os dois têm obrigações com Deus;Os dois têm obrigações um com o outro;Os dois têm obrigações com os filhos; Os dois têm obrigações com as finanças! Quando nos casamos dividimos nossa vida, portanto os meus sonhos não são meus, são nossos! E se não forem nossos, não podem existir num casamento, pois uma parte ficará de fora deste sonho, e o pilar da família começará a ruir...

FILHOS: Alguns casais optam por não tê-los, e isso deve ser respeitado, mas... Se eles chegam... O amor é o pilar, o cônjuge é nosso maior amor, mas eles devem ser nossa principal responsabilidade. Na educação, não apenas cristã, pois esta é dada nos cinco primeiros anos de vida, se nos cinco primeiros anos da vida você ensinar seu filho a orar, a não adorar imagens, a vir à igreja, a cantar louvores... Ele nunca vai se desviar, nunca! Mas educação não é só isso, ensiná-los a viver para Deus é só o começo da nossa responsabilidade com eles. Veja: Ensina e ele não se desviará (Pv.22:6). E depois? Como fica o preparo para a vida profissional, emocional, social? É responsabilidade nossa como pais, prover tudo isso, e as informações corretas para eles. Quais os sonhos deles? Ora, mas meu filho não fala de ter nenhuma profissão... Então ele precisa de ajuda, porque desenhar bonito não é profissão, (exceto para 20 pessoas no mundo) Seu filho precisa aprender a pensar, a ver as coisas com lógica, a raciocinar, a conhecer o mundo que é lindo e Deus o fez para seu filho desfrutar, mas para isso ele vai precisar primeiro dos princípios cristãos e familiares, e depois de dinheiro, e se ele não tiver será um crente, abençoado, fiel, que vive na igreja, mas frustrado e infeliz, e não cumprirá a vida plena que Deus entregou para ele...

FINANÇAS: O quarto pilar é o mais interessante para alguns, e para outros um pesadelo. Por quê? Por que não existe planejamento de vida. Ah, dá prá pagar a prestação vou comprar... NÃO!!!!! O que você ganha não é seu é da sua família!! Não dá pra realizar sonhos de garotão, de mocinha depois de casado!
1º casa e comida (moradia com conforto)
2º utensílios básicos para a casa (casa sem reboque e TV de led-incompatível);
3º Educação dos filhos, não carro novo!
4º sonhos e supérfluos...
Isso é casamento, o resto é sexo legalizado, contrato de sociedade, amizade colorida...
Ore para que hoje o Senhor comece uma restauração em seu casamento.

Um comentário:

  1. Realmente precisamos investir mais em nossos relacionamentos familiares, em tempos que a sociedade prega o consumismo exagerado e o individualismo.
    Deus continue abençoando-o!

    ResponderExcluir