Amados, Bom Dia, nesta semana, Deus nos deu uma palavra na Comunidade Cristã Ágape que certamente impactou nosso espírito, e nos levou à mudar nossa alma, e transformar nossas atitudes. Desfrute desta palavra você também e que o Senhor o abençoe e o guarde em tudo nesta semana, em nome de Jesus!!!!
Texto base: I Sm. 10:9.
INTRODUÇÃO:Deus pode mudar nosso coração, com a palavra do profeta, mas você vai perceber que tudo depende exclusivamente de cada um de nós. Receber a palavra e permitir que Deus mude nossa vida; essa mudança só ocorre quando a aplicamos em nossas atitudes, na nossa forma de enxergar as coisas, na nossa forma de falar com as pessoas, de agir com as pessoas de nossa família, entre outras.
Deus usa, novamente, hoje o exemplo do Rei Saul, o home que foi promovido, de moço bonito para rei de Israel, ungido por Samuel, respeitado pelo povo, e temido pelos moabitas e filisteus.Veja o que o texto disse sobre Saul: Deus havia mudado o coração dele, por causa da palavra do profeta!
Passam-se cerca de 25 anos, entre o capítulo 10, quando Deus mudou o coração de Saul, e o capítulo 15 de I Samuel, quando Saul começa a perseguir Davi, assim, por cerca de 25 anos Saul reinou e foi abençoado por Deus e honrado pelo povo.Vinte e cinco anos de bênçãos, sem lutas, sem questionamentos, seus filhos crescendo abençoados, seu povo prosperando, apesar de pagar impostos. Problemas? Moabitas e filisteus, mas estes, com o auxilio de Deus, tudo era resolvido, e as bênçãos vinham de forma maior ainda.
Saul era um ótimo guerreiro, um pai exemplar, um rei amado, um servo que Deus havia escolhido, seus inimigos o temiam, enfim, tudo era perfeito na vida de Saul
OS DEFEITOS DE SAUL:A bíblia nos ensina que devemos ter a mente de Cristo e que devemos renovar nosso entendimento para provar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. E esse renovar deve acontecer todos os dias em nossa vida. Você já parou, no início do seu dia para perguntar ao Senhor se ele já renovou sua mente para aquele dia que está começando? Esse renovar deve ser constante, senão cairemos no mesmo erro de Saul.
Vejamos: Apesar de tudo isso, durante estes vinte e cinco anos, Saul permitiu com que alguns defeitos de sua personalidade aparecessem.
Ele permitiu com que alguns sentimentos que ele tinha, antes de ser ungido voltassem. Perceba que os sentimentos são inerentes à nossa personalidade, à nossa alma, a residência dos sentimentos, da vontade e das emoções.Saul era tímido e não cria no seu próprio potencial. Essa afirmação é confirmada em dois episódios: Quando Samuel o procurou e ele disse que era o menor da menor tribo, e quando seria apresentado ao povo e se escondeu no meio da bagagem. Essa timidez fez com que ele criasse barreiras dentro dele para vencê-la, perante Samuel, seus súditos e inimigos. A timidez é característica de um dos tipos de temperamentos do ser humano, o fleumático, ele sempre espera as coisas acontecerem, ele sempre espera a iniciativa dos outros, e Saul era assim, por isso Samuel o chamou tantas vezes e insistiu para que ele aceitasse o encargo de ser rei, pois Deus o havia escolhido.
CONSEQUENCIAS DE SEU TEMPERAMENTO:E quando ele foi repreendido pelo erro que cometeu no episódio dos amalequitas, ele não aceitou a repreensão de Samuel. O tempo passou e as bênçãos não foram suficientes, e ele quis mais, desobedeceu a Samuel, sem imaginar conseqüências pois ele era o rei, afinal de contas. Samuel o repreendeu e o fez passar vergonha na frente de todo o povo, e ele começou a levantar barreiras para esconder seus erros e pecados: Sacrificou no altar; Perseguiu Davi; Mandou matar os sacerdotes, Foi ciumento; Consultou os mortos, Foi orgulhoso, (idolatra) e revoltado (feiticeiro).
Tudo isso porque? Porque depois de 20 anos deixou de agir como Deus havia mudado seu coração, e começou a tomar decisões com seus próprios sentimentos, com seu próprio coração. Saul deixou com que o tempo abrisse brechas espirituais em sua vida, e acabou morto, e seu corpo mostrado como um troféu para os filisteus.
NÃO BASTA SABER O QUE FAZER:Saul sabia o que fazer. Pediu perdão a Samuel, mas em seu coração nada aconteceu. Saul precisava nascer de novo, de novo! Saul precisa parar para ouvir e ser renovado por Deus! Saul queria viver seus propósitos, e Deus queria que ele vivesse do favor Dele para Saul e o povo. Saul deixou de profetizar e de sua boca só saiam palavras amargas e sentimentais.
CONCLUSÃO: E você, como está?
1- Como você tem tratado sua família? Saul traiu até seus filhos! Ele abandonou sua família e cônjuge para perseguir Davi por 15 anos e morreu sem se reconcertar com sua família! E nós como temos feito?
2- Como você tem tratado seu ministério? Saul trocou as bolas e foi rejeitado por Deus, porque quis fazer do seu jeito, porque tinha suas opiniões, seus gostos, e não respeitou seu próximo. Zombou do jeito de Davi, mas Davi venceu Golias. Rejeitou o jeito de Samuel, mas ele tinha a unção de Deus; Discordou até de Deus, e foi rejeitado! 3- Como tem tratado seu trabalho? Saul levou tão a sério seu trabalho que esqueceu-se da família e do ministério, e morreu pela sua própria espada. 4- Como tem andado seu relacionamento com as pessoas? Você tem perdoado, ou armado emboscadas para você e para as pessoas como Saul fez?
Amados, Deus está falando tudo isso para nós, hoje, por um motivo: Ele nos ama, e quer que sejamos a cada dia mais filhos próximos Dele! Não nos quer como Saul. Veja que Ele foi escolhido, Deus mudou seu coração, e a transição do reino do povo para o reino de Deu seria pacífica, pois Jonatas e Davi eram muito ligados. Saul não teria problema se ele ficasse com o coração que recebeu de Deus, mas não! Ele quis seus pensamentos:
- Deus lhe deu Jerusalém, e ele queria a terra dos filisteus;
- Deus lhe deu Samuel e ele queria fazer sozinho;
- Deus lhe deu Davi e ele zombou de sua capacidade e quis matá-lo;
- Deus lhe deu um guia, Samuel, e ele desobedeceu;
- Não importa quem seja seu Samuel, seu Davi, seu Jonatas, sua Ainoã (esposa), quem seja seu Abner (amigo) Deus os escolheu e os preparou para estarem perto de você para aperfeiçoá-lo!
Não fuja das pessoas! Permita-se mudar! Quando Deus vai repreendê-lo, vai lhe mostrar um novo caminhou, uma nova forma de enxergar as coisas, quando Deus vai te tirar do seu próprio mundo, para mostrar-lhe o Dele, você levanta uma barreira, impede a ação de Deus, e das pessoas que vivem ao seu lado. Venha hoje e comece a restaurar tudo em sua vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário