sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Qual seu papel no Jardim do Getsêmani?

Texto Base: Salmo 20.
INTRODUÇÃO:
Davi, o escritor da maioria dos salmos é um grande exemplo para os cristãos, pois ele revela, em seus escritos sua intimidade, reverência, respeito e fé no Deus de seu país, no Deus, criador do Universo.
Mas neste Salmo, Davi escreve de uma forma diferente, ele não escreve para o Senhor, ele não fala diretamente ao Senhor, mas para o líder de louvor do templo, veja o subtítulo: para o cantor mor.
E Ele fala ao cantor, para ter ânimo, pois Deus o ouvirá no dia da angústia, que o nome do Deus de Jacó o protegeria, (vs.01), ele incentiva o cantor a oferecer sacrifícios (vs.03).
Mas no verso 02 ele faz um alerta ao cantor: Que Deus envie socorro a ele e o sustente desde Sião.
Aqui Davi, na verdade, está exortando seu cantor! Davi está, neste verso, demonstrando toda sua intimidade com Deus, está mostrando o quanto ele, Davi, ensinava o povo à adoração.
Todos sabiam, na época, e nós também devemos saber que o monte Sião existe, e, profeticamente Jesus virá sobre o Monte de Sião.

A EXPRESSÃO “TE SUSTENTE DESDE SIÃO”:
Esta expressão ensina ao cantor que Deus, em Sião o sustentaria. Ora, mas se Deus virá em Sião, isso significa que  Deus não estava lá, então, como ajudar o cantor? Só profeticamente? Não!
Davi já havia ensinado no Salmo 2:6: EU, PORÉM UNGI O MEU REI SOBRE O MEU SANTO MONTE DE SIÃO!
Davi estava dizendo ao cantor, nas palavras de hoje: __ Meu filho, você um dia aceitou a Jesus em seu coração, e neste dia você o constituiu como seu rei no seu santo monte!
SIÃO É O SEU MONTE, O SEU CORAÇÃO, E DEUS TE SUSTENTARÁ AÍ DENTRO DO SEU CORAÇÃO!
Viu como o cantor era igualzinho a todos nós... Esquece-se dos ensinamentos! Ele estava passando por uma angustia grande, segundo o que Davi fala, e Deus estava dentro do coração do cantor e ele não percebia!
Veja como isso é verdade, olhando para o verso 04: Conceda-te conforme ao teu coração!
Deus se manifestaria na vida do cantor conforme a intimidade que ele teria com Deus, isto é da proporção que fosse o seu Sião para Deus.
A partir do verso 05 Davi expressa sua confiança no cantor, e no Sião que o cantor fez para Deus nele próprio: Nos alegraremos! Arvoraremos pendões! O Senhor Salva o seu ungido! Nós confiamos no Senhor!

Que lição isso nos traz?
Que precisamos estar mais perto de Deus! Deus exortou o cantor, através de Davi, e nos exorta hoje, a estarmos mais perto de Jesus e que nosso coração seja sempre Sião, o lugar da habitação de Deus, o lugar onde Deus poderá voltar um dia!
Is. 66: 01: Que casa me edificareis? Que lugar seria o do meu descanso?
Deus busca esse lugar em nosso coração, por isso nosso coração precisa ser Sião, o lugar onde Deus poderá voltar!
Ele só voltará sobre o monte de Sião, se nós transformarmos o nosso coração num Sião!
Então você entende porque tanto mover, nos últimos tempos, de relacionamento com Deus? Então  você entende porque pregamos tanto a intimidade com Deus?
Então você entende porque não somos igreja-empresa, que visa lucro e patrimônio, mas almas e corações quebrantados diante do Senhor?
Então você entende porque falamos tanto de relacionamento com Deus? Porque somos a igreja dos últimos dias! Jesus está às portas, e quer uma igreja que o eleja em seu (coração) monte santo de Sião, como Rei!

A OPORTUNIDADE DE PEDRO, TIAGO E JOÃO:
Os três amigos íntimos de Jesus, tiveram a oportunidade de demonstrarem o quanto seus corações eram Sião para o próprio Jesus: Mt. 26:36-45.
Ele entrou num jardim chamado Getsêmani, levou os três, e pediu para que eles ficassem em oração, e os três dormiram, e, por três vezes Jesus voltou a falar com eles, e eles estavam dormindo.
Jesus angustiou-se, e no verso 41 ele diz que o espírito deles estava pronto, mas a carne era fraca.
Veja: Jesus levou seus amigos para acompanhá-lo no momento de maior dor de sua vida humana, e eles dormiram o que restou a Jesus?
Onde eles estavam? Num jardim, ou num horto, como diz João. O que existe num jardim? Flores, árvores? Se os discípulos abandonaram Jesus naquela hora de angustia, quem restou a Jesus? As flores.

CONCLUSÃO:
As flores substituíram os discípulos e acalentaram os olhos e o coração de Jesus.
As flores substituíram os discípulos naquele momento, o papel dos discípulos de ajudar Jesus ficou por conta das flores.
Qual o seu papel na vida de Jesus?
Qual o papel de Jesus na sua vida?
Talvez você seja um discípulo que dorme e não ora, e perde seus momentos com Deus;
Talvez você seja uma flor do Getsêmani que só de Jesus olhar, ele já se sente acolhido e sente que a casa que ele quer descansar de Is. 66 já está pronta!
Qual seu papel na vida de Jesus? Seu coração é Sião??


Nenhum comentário:

Postar um comentário